PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR

PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR

A Prefeitura de Itinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 11/08 uma intervenção em referência ao fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O público alvo foi um grupo de trabalhadores da Empresa Tucumann Engenharia e Empreendimentos que atua no município com a viabilização de parte da implantação da planta para beneficiamento de lítio da Sigma Lithium.

O trabalho foi coordenado pela enfermeira Claudia Castro, técnica de referência em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Itinga e tem como finalidade fomentar o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

A ação contou com orientações sobre a importância do cuidado com a saúde do trabalhador, bem como a importância da prevenção no ambiente de trabalho, evitando acidentes e doenças ocupacionais. Foi realizada também a imunização dos trabalhadores com vacinas contra a Covid-19 e de rotina, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais, dentre outros.